You are currently viewing A Fraternidade Maçônica

A Fraternidade Maçônica

  • Post category:Editoriais
Fide et Sapientia non Armis

A Fraternidade Maçônica


Fraternidade do latim “fraternitas” significa parentesco entre irmãos, amor ao próximo, fraternidade humana, união ou convivência como irmãos, amizade, harmonia, laços que unem os que trabalham numa mesma causa.

Podemos considerar a palavra Fraterno, como relativo a irmão, ternura interna, afeição de irmão, amizade sincera e fraterna.

Fraternizar quer dizer, unir com amizade estreita, íntima, fazer aliança, comungar nas mesmas ideias e ideais. Assim, podemos definir que a FRATERNIDADE resume todos os deveres do homem, para com os semelhantes, como: a tolerância, a benevolência, a abnegação, o devotamento à indulgência, a sinceridade, a fidelidade, a lealdade, e a franqueza. Conclama ela o UM POR TODOS E TODOS POR UM.

Quando é facultada a nossa entrada na Sublime Instituição, através de um amigo que depois passamos a chamá-lo de IRMÃO, devemos ter sempre em nossa memória os fatos passados quando do nosso juramento e quando nos é dada a Luz. Aliás, é nossa obrigação ter sempre em nossa mente, também, de forma indelével a “cerimônia de nosso nascimento”.

Tratar alguém de IRMÃO é tratar de igual para igual, é querer para ele o mesmo que desejamos para nós, mas, é necessário que a palavra IRMÃO, saia do fundo de nosso coração e seja real, sincera e fraterna. Não esqueçamos que IRMÃO MAÇOM é muito mais que irmão carnal, pois ao primeiro temos por obrigação de chamá-lo assim, enquanto que ao segundo, nós o escolhemos e convidamos para ser nosso IRMÃO. Aí se prende o dever de socorrer os irmãos, prevenir suas necessidades, minorar seus infortúnios e assisti-los com conselhos e ou “cedendo os ombros” (saber ouvir), a fim de que, a chama se mantenha acesa.

Obs.: O texto supra, foi produzido, a partir do certificado de visita (frequencia) que, recebemos ao visitar a A:.R:.L:.S:. HARMONIA E VERDADE, n.º 4427, fundada em 08-10-2015, jurisdicionada ao GOB-MS. Um texto singelo, que enseja uma reflexão sobre a Fraternidade, em loja (e fora da mesma), onde tudo tem início, meio e fim.

Nelson Vieira**Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS.