You are currently viewing Palavras Alusivas aos 200 Anos de Fundação do GOB

Palavras Alusivas aos 200 Anos de Fundação do GOB

  • Post category:Notícias

PALAVRAS ALUSIVAS AOS DUZENTOS ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB

Falar sobre o Grande Oriente do Brasil – GOB, no centro oeste, mais precisamente no que tange aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nos leva a reportar ao passado, quando dos passos iniciais que deram origem a caminhada das representações do GOB, primeiro no Mato Grosso, então estado uno, posteriormente no Mato Grosso do Sul.

Homens de bons costumes, com liderança e abnegação, com a colaboração da irmandade, concluíram ser possível alargar os horizontes do GOB. Não citarei nomes para não cometer injustiça, mesmo porque a história ai esta para quem quiser se aprofundar no assunto e vir a ter dados mais precisos a respeito. Uma vez que, muitos foram os irmãos que alicerçaram o GOB, nesta região, com devotamento e denodo. A eles a nossa eterna gratidão.

Cabe dizer que, não foi fácil a implantação do GOB, em face das dificuldades, por exemplo, o distanciamento da sede (matriz), de comunicação e logística. Mas isso não desmotivou, pelo contrario, “arregaçaram as mangas” e foram à luta, com o proposito de ir ao encontro da busca da verdade e pelo constante ideal do aperfeiçoamento do ser humano, e assim contribuir para o desenvolvimento do maçom, junto ao meio a que esta inserido. Primeiro foram fundadas Lojas, depois Delegacias e mais tarde as sedes regionais do GOB.

A semente do GOB lançada no solo pantaneiro vicejou de tal forma, que veio a produzir ao longo dos anos arvores frondosas que por sua vez produziram excelentes frutos.

E, hoje, estamos a comemorar os duzentos (200) anos da fundação do GOB, a “nave mãe” da maçonaria brasileira, com participação importantíssima no cenário brasileiro, desde a sua criação.

Ao GOB, do qual somos parte, fica aqui o nosso reconhecimento e a nossa homenagem, pelos seus feitos e conquistas, durante seu périplo, a contar da data da sua fundação.

É certo que, desejamos a continuidade do labor, em prol da humanidade e, que venham outros duzentos anos.

Parabéns GOB!

Celestino Laurindo Junior
Grão Mestre Estadual
GOB-MS

Nelson Vieira de Souza
Secretário Estadual de Educação e Cultura
GOB-MS