Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul (GOB-MS) nasceste em solo pantaneiro, na nossa Corumbá, com a ARLS – Caridade e Silêncio, n.º 0283, fundada em 07-04-1874,  em Ladário, com ARLS – Pharol do Norte, n.º 0356, fundada em 29-05-1875 e em Nioaque aos 19-02-1899 foi fundada a ARLS – Caridade e Ordem, n.º669. A retomada de fundações de lojas viria acontecer na década de 1970, ao ser fundada a ARLS – Ordem, Trabalho e Progresso, n.º1806, no município de Naviraí, aos 07-11-1970, quando ainda estado de Mato Grosso, tinhas outro nome, inicialmente foi uma Delegacia. De lá para cá, muitas águas rolaram, cresceste os tempos mudaram, não mais pertences aquele antigo estado altaneiro.

Naquela época passada, deste teu primeiro passo, começava a caminhada cujo desenho da trajetória o tempo é testemunha. Com a criação do estado de Mato Grosso do sul, recebeste nova identidade: GOB-MS.

Nesta plaga contemplada pela natureza, fizeste tua morada, no torrão sul-mato-grossense; seu início foi difícil, em Campo Grande tens sede estadual, instalada aos 26-04-1980, uma marca do crescimento, prevaleceu à vontade de somar. Hoje teus feitos estão aí sob o manto do Criador. Com registro de setenta e oito (78) lojas jurisdicionadas aos GOB-MS, e cerca de mil e oitocentos (1800) obreiros. 

Uma semente que se tornou uma árvore frondosa, frutífera, a nos proporcionar durante anos a fio, de safra em safra frutos valiosos, mesmo enfrentando intempéries do dia a dia, sempre com galhardia.

Fábrica de bem-querer na essência da palavra e na prática dos atos em prol da humanidade, com destaque às virtudes, exemplo ao homem que pensa na perfeição, numa escola que visa abolir paixões e no próximo enxergar um irmão.

Com tuas coirmãs formas uma coalizão, um conjunto de irmandade a mostrar que a união é fundamental, são lojas daqui e de lá, os princípios são os mesmos, todos detemos a imperfeição, ninguém é perfeito, ela é a busca contínua de ontem e de sempre.

Sozinho pode-se fazer muito, mas juntos, muito mais.

Quis o GADU que sob o estandarte do GRANDE ORIENTE DO BRASIL e a partir dele fizesse história, com raízes articuladas na terra do hoje querido estado de Mato Grosso do Sul, nos seus diferentes pontos e, assim, propagar a Maçonaria.

Sabemos que nada se consegue sem sacrifícios, valentes foram os padrinhos, apoiadores, que acreditaram e com muito esforço te fizeram galgar os degraus da escada da sublimação.

Fazer a diferença é uma tarefa perdurável, uma empreitada destinada aos fortes, apesar dos altos e baixos na luta pelo bem, por uma paz duradora.

Nos momentos difíceis é que temos oportunidade de saber quem realmente está do nosso lado.
“Vencedores são os que nunca desistem”.

GOB-MS é muito importante a tua existência, patamar dos teus obreiros, celeiros de homens eternos aprendizes, no trato de lapidar a pedra bruta inserida no “eu”.

O eu tão perverso com pretensão de superioridade, sobre tu, ele e nós, como se tudo pudesse executar sem necessidade do concurso dos teus semelhantes. Tudo é efêmero, com inicio, meio e fim. Por vezes, fica só no início e fim, a verdade é que fazemos o percurso da linha da vida, com direito a partida e chegada. Ah! Isto é certo. E poucos são os preparados embora sabedores do término da linha, a derradeira parada.

Mas com certeza o GOB-MS continuará no seu mister de promover “Justiça única para todos, Igualdade efetiva entre todos habitantes da terra, Fraternidade amor solidário ao próximo e Liberdade verdadeira, não artificial”, entre os homens.

Nossas homenagens ao GOB-MS, aí claro, inclusos todos que o integram, sem dúvida alguma.

Fraternalmente.
Nelson Viera de Souza
Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS